cerimônia

Bombeiros que atuaram no resgate às vítimas da Kiss recebem homenagem

Thays Ceretta


Foto: Charles Guerra (Diário)

Na noite de sexta-feira, a Faculdade de Direito (Fadisma) recebeu uma solenidade de Outorga de Condecorações promovida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP), que tem sede em São Paulo. A cerimônia de reconhecimento de esforços de gestores públicos e lideranças políticas e comunitárias teve por finalidade promover o encontro de ex-integrantes e integrantes das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual o Brasil tem participação com militares das Forças Armadas.

Mais de 5 mil autuações de trânsito foram registradas no primeiro semestre deste ano em Santa Maria

Na ocasião, a ABFIP condecorou 77 oficiais, entidades eclesiásticas e cidadãos civis. Entre eles, estavam 15 bombeiros que atuaram no resgate de vítimas do incêndio da boate Kiss, em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, além de três enfermeiros. Segundo o presidente da associação, Walter Mello de Vargas, a homenagem busca reconhecer o trabalho de pessoas que arriscam a vida pela segurança pública, como foi o caso dos profissionais que agiram na Kiss.  

Sobre o fato de bombeiros estarem respondendo na Justiça por supostas irregularidades na liberação da boate, Vargas justifica que não compete à ABFIP avaliar se houve falhas ou não na ocasião e, sim, à Justiça. Dois oficiais do Corpo de Bombeiros homenageados na sexta responderam a ações na Justiça.

- Somos sensíveis à situação dos familiares das vítimas do incêndio. É um absurdo, neste país, que ninguém é punido - diz.

Batalhão de Operações Especiais celebra 18 anos com mais de mil operações

Para o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militares, tenente-coronel Cláudio Ricardo Pereira, a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho realizado pelos profissionais no incêndio.  

- Eu vejo que foi um evento bem grande que houve em Santa Maria e estão reconhecendo pelo trabalho que eles (os bombeiros) fizeram - diz o comandante.

Na mesma solenidade, esteve presente o secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, que era o prefeito de Santa Maria no ano da tragédia. Conforme Walter Vargas, um dos motivos da homenagem a Schirmer foi a criação da Guarda Municipal durante o seu governo.

Também foram homenageados os professores Eduardo de Assis Brasil Rocha, diretor geral da Fadisma, Daniel Scremin de Oliveira e Eduardo Pazinato. A Medalha Jubileu de Prata foi concedida ao diretor geral e ao professor Daniel Scremin e premia e referencia pessoas que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da Pátria perante as demais nações, e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados ao país.

Aprovados em concurso chamam atenção para déficit de agentes penitenciários

Pazinato foi condecorado com a Medalha Tiradentes, concedida a civis, militares e eclesiásticos que tenham prestado serviços relevantes ao Estado ou às corporações que promovem a segurança e a cultura da paz. Os secretários de Trânsito e Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, e de Saúde, Liliane Mello Duarte, também foram condecorados.    

ASSOCIAÇÃO NÃO VAI
O vice-presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva, disse que a associação também foi convidada a participar da solenidade, porém, não concordou com a forma da homenagem. Ele pondera que a entidade não tem nada contra quem será homenageado.

- Sobre os bombeiros que atuaram no incêndio, é importante reconhecer o trabalho deles. A nossa revolta é com quem foi fazer as vistorias - afirma, lembrando as ações na Justiça que apuram as responsabilidades pela tragédia, entre eles bombeiros de Santa Maria.

Sobre a homenagem ao ex-prefeito Cezar Schirmer, o vice-presidente da AVTSM não quis comentar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aluno investigado por estupro dentro da UFSM é expulso da Casa do Estudante Anterior

Aluno investigado por estupro dentro da UFSM é expulso da Casa do Estudante

Mais de 5 mil autuações de trânsito foram registradas no primeiro semestre deste ano em Santa Maria Próximo

Mais de 5 mil autuações de trânsito foram registradas no primeiro semestre deste ano em Santa Maria

Geral